terça-feira, 16 de novembro de 2010

Saudade


Aquela palavra que não tem tradução para nenhuma outra língua, a não ser a da sua origem, melhor dizendo, acho que nem mesmo os portugueses sabem o sinónimo da palavra


Saudade - descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".

Não consigo expressar o que é, mas posso dizer que o sinto.

Tenho saudades de:

• Ser pequena e não ter preocupações;
• Saltar nas poças de água;
• Andar de galochas, com olhos e orelhas e tudo a que tenho direito;
• Andar, atravessar e brincar na rua sem ter medo dos carros;
• Andar de carrinho de rolamento, fazer canudos e mandar (tive pouco de maria rapaz, mas tive);
• Brincar nas escadas;
• Jogar à macaca;
• Ver desenhos animados na TV o tempo todo;
• Fazer picagens, colagens e pintar na escola;
• Espreguiçar-me à vontade;
• Saltar à fogueira na noite de S. Martinho e do S. Pedro;
• Dos tempos de estudante;
• Dos amigos que não vejo, por questões de trabalho ou de distância;
• De sair, para dançar e voltar já depois do sol nascer;
• De caracoladas e imperiais ao fim do dia de trabalho;
• Voltar aonde já fui feliz;

• And so one…
O mais caricato de tudo, sinto saudades do tempo que não tinha telemóvel ou internet, porque agora por mais que queira contrariar a existência dos mesmos, acabo sempre a sentir-me mal por fazê-lo.

Kisses

Sem comentários:

Enviar um comentário